domingo, 11 de novembro de 2012

Sistema de saúde pública de Vitória da Conquista - PARTE III (FINAL)


Para Quem ainda não veja veja aqui a PARTE I e a PARTE II

Nos outros dois dias que se seguiram não pude acompanhar o meu sogro, mas minha noiva e a mãe dela o acompanharam e me disseram o que aconteceu. 

Durante a noite do dia 05/11, minha sogra conseguiu conversar com o clínico geral que rebateu a bola novamente para outro neurologista. Mas acontece que o HGVC só possui neurocirurgiões e parece que os neurocirurgiões não estavam a fim de tratar um AVC isquêmico.


Se nos dias anteriores sofremos com falta de energia, de maca, de lençol, etc. durante a noite do dia 05/11 teríamos uma surpresa ainda maior. Não pela falta de algumas coisa, mas sim pela abundância de água nos corredores do hospital. Choveu muito durante a noite e os corredores ficaram alagados! As enfermeiras se recusavam a ir aos corredores que estavam molhados, pois não queriam entrar em contato com a água contaminada. E os pacientes e acompanhantes estavam imunes àquela água? E quanto aos pacientes que precisavam de medicação? Algumas pessoas diziam que aquele problema não era novo, há vários anos os corredores ficam inundados quando chove. Abaixo segue um vídeo mostrando a inundação:



Durante toda a madrugada os corredores ficaram alagados, os pacientes (inclusive os meu sogro) foram levados para outros corredores que não foram atingidos pela água.
No outro corredor, minha sogra dormia sentada numa cadeira de plástico ao lado da maca, quando uma enfermeira a acordou e deu uma medicação para ela tomar. Era um anti-hipertensivo, só que quem deveria tomar a medicação não era a acompanhante e sim o paciente! E para completar, a minha sogra tem hipotensão (pressão baixa)! A irresponsabilidade e a falta de preparo dos funcionários ultrapassam o absurdo! Não me admiram os recentes casos de uma enfermeira que deu ácido para uma criança beber e de outra enfermeira que injetou leita na veia de um bebê.

No dia seguinte (06/11) meu sogro aguardou a o dia inteiro no corredor o neurologista aparece no hospital. O mesmo só chegou ao HGVC as 23hrs! E adivinhem o que ele fez? Rebateu a bola para um clínico geral! O jogo de ping pong com a saúde dos pacientes continuou!

No dia posterior (07/11), fui ao hospital pela manhã. Meu sogro ainda aguardava a avaliação do clínico geral. Quando o clínico apareceu, mostrei o prontuário do meu sogro com todos os exames que ele havia feito no hospital e ele resolveu dar alta para o paciente. Encaminhou o meu sogro para um neurologista e uma fisioterapeuta e receitou alguns medicamentos para controlar a pressão arterial (medicamentos que não estão fazendo efeito).

Se o HGVC é ineficiente em atender bem os pacientes, em matéria de burocracia ele nota 10. Como eu disse em outro post, o objetivo de termos levado o meu sogro para lá foi para que ele fizesse todos os exames necessários. Com muita luta conseguimos fazer boa parte, mas, ao receber alta, o hospital não liberou os exames de imediato. Era necessário aguardar de 3 a 8 dias para que pudéssemos ter os exames em mãos. Depois de toda essa epopeia voltamos para casa.

Depois do que foi exposto nestes 3 posts podemos destacar algumas coisas em relação ao sistema de saúde pública de Vitória da Conquista:

·         Superlotação nos principais hospitais que atendem pelo SUS (São Vicente, UNIMEC e HGVC) e recusa desses mesmos hospitais em receber mais pacientes.
·         Pacientes são internados nos corredores onde ficam expostos a acidentes e infecções.
·         Funcionários despreparados, indiferentes e mal educados com o público.
·         Os hospitais não estão imunes a qualquer queda de energia elétrica, o que coloca em risco a vida de muitos pacientes, principalmente os que dependem de aparelhos para sobreviver.
·         Falta de instrumentos básicos para o atendimento dos pacientes (tensiômetro).
·         Dificuldades na comunicação entre os setores do hospital
·         Médicos que não querem assumir a responsabilidade no tratamento dos pacientes.
·         Deficiência gravíssima na estrutura física dos hospitais, deixando os mesmos expostos a inundações e colocando em risco a saúde e a vida dos pacientes.

Para finalizar, faço uma homenagem ao sistema de saúde pública de Vitória da Conquista com uma música da minha antiga banda In Mundos:

 


SAÚDE ZERO


Toda essa fila, doentes e sangue
Todos os enfermos gritando com dor
Cheiro de éter, soro e morfina
Pague sua consulta com Bolsa Família


Saúde zero (aonde iremos parar?)
Saúde zero (quem poderá nos salvar?)


Dengue, acidentes e mutilação
Descaso do governo com a população
Hepatite, AIDS, câncer e ebola
Pague sua consulta com Bolsa Esmola


Saúde zero (aonde iremos parar?)

Saúde zero (quem poderá nos salvar?)

Saúde zero (e mau atendimento)
Saúde zero (só dor e sofrimento)


Sem plano de saúde não posso te atender
Deite-se no chão, pois não tem maca pra você
Nós não temos vagas na enfermaria
Você irá morrer se não pagar a cirurgia


Saúde zero (aonde iremos parar?)

Saúde zero (quem poderá nos salvar?)

Saúde zero (e mau atendimento)
Saúde zero (só dor e sofrimento)

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário